Setembro: comemorando o aniversário de Jaguariaíva

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano

Conhecer a história de nosso município é muito importante para que as crianças compreendam todo o processo de formação e percebam as mudanças que ocorreram ao longo do tempo.

Aproveitando o mês de aniversário do nosso município, que na data de 15 de setembro comemorou seus 199 anos, a professora propôs aos alunos um passeio pela história para conhecer como tudo começou e o caminho percorrido até aqui. Para isso a professora trouxe para sala de aula textos informativos do nosso município que retratam toda a história e contemplam também informações sobre pontos turísticos, construções históricas, ferrovia, indústrias e comércio.

Os alunos fizeram a leitura dos textos e a professora oportunizou momentos de pausa para debates e troca de informações.

A aula foi muito produtiva, pois além dos alunos conhecerem a nossa história, relembrando pontos já estudados e aprendendo coisas novas, foi realizado também uma atividade onde a professora expôs aos alunos vários “cartões-postais” de pontos turísticos e prédios históricos da cidade, fazendo uma explicação sobre a importância histórica de cada um, tanto para preservação da história como também do nosso meio ambiente.

Uma atividade que foi destaque e culminou no encerramento das atividades referentes ao aniversário do município foi a reprodução dos cartões-postais, onde os alunos escolheram uma imagem para reproduzir através de desenho. Com os desenhos feitos pelos alunos foi produzido um cartaz: “JAGUARIAÍVA: 199 ANOS”.

A professora relata a importância do trabalho realizado pois incentiva a leitura, amplia o conhecimento, motiva os alunos a querer conhecer mais sobre nossa história e, desta forma valorizar a cultura e a importância de todo processo para hoje termos um lugar especial para viver.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A árvore do otimismo (5ºB)

Reuso de Materiais Recicláveisa

Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem