Projeto Leitura

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano

O projeto “Maleta da Leitura” é mais um incentivo para desenvolver nos alunos o gosto pela leitura.

A leitura é fundamental para o pleno desenvolvimento do indivíduo, pois é através dela que abre-se um universo de possibilidades para o conhecimento.

Pensando nisso está sendo desenvolvido o projeto: “Maleta da Leitura” onde os alunos levam para casa um livro de sua escolha para fazer a leitura, desenvolvendo primeiramente sua técnica para ler com fluência.

Tudo começa na sala de aula onde a professora motiva seu (a) aluno (a) para escolher um livro de sua preferência, fazendo com que a leitura seja algo que aguce a curiosidade do aluno, pois para desenvolver a leitura é preciso primeiramente gostar de ler.

Dando sequência ao trabalho a professora explica aos alunos sobre a atividade referente a leitura, onde o aluno preenche a “FICHA DE LEITURA”, com dados referentes ao livro e com um espaço para o aluno escrever livremente sobre a história lida. Esta atividade é muito importante, pois desenvolve a habilidade de interpretação e escrita do aluno.

Após a leitura, no dia seguinte, o aluno vai apresentar para turma a história que leu, atividade relevante para desenvolver a oralidade e a habilidade de se apresentar em público.

Além disso, ainda tem a atividade: “Jogue o dado e responda”, onde após a apresentação o aluno joga o dado e conforme o número que cai responde a uma pergunta referente a história.

A atividade está sendo bem interessante e produtiva, pois os alunos estão empolgados para que chegue a sua vez de levar a MALETA para casa.

A professora considera importante todas as ações para desenvolver o gosto pela leitura e tudo começa pela motivação e a importância que é dada para cada atividade.

Outro fator importante é valorizar o trabalho apresentado pelos alunos, pois através do respeito entre colegas e a confiança que a professora tem em seus alunos irá determinar o sucesso do trabalho realizado.

A participação foi excelente e o retorno bem positivo.

O desenvolvimento do projeto é de grande relevância, pois os alunos compreendem a importância da leitura como uma porta aberta ao conhecimento, além de oportunizar o envolvimento das famílias pois a “Maleta da Leitura” vai para casa e possibilita o vínculo com os pais no desenvolvimento da atividade.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reuso de Materiais Recicláveisa

A árvore do otimismo (5ºB)

Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem