Projeto MPT na escola: Conscientizar no presente para ter qualidade de vida no futuro.

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano

O projeto MPT na escola foi trabalhado com a turma do 5º ano abordando o tema: “Reciclagem” com o objetivo de conscientizar sobre a importância de dar o destino certo para o LIXO e assim promover ações coletivas, envolvendo toda a sociedade na conscientização da necessidade e importância de cuidar do meio ambiente.

O projeto foi desenvolvido a partir da leitura do gibi “Incentivo à Reciclagem” onde os alunos na sala multimídia acompanharam a leitura das histórias apresentadas no telão: Lixão nunca mais! Da rua para escola. O valor da compostagem. Hora de mudar as coisas!

Dando sequência ao trabalho foi promovido um debate em sala sobre o tema, onde os alunos expuseram suas contribuições, fazendo assim uma reflexão das ações necessárias para proteger o meio ambiente e perceberam-se como agentes transformadores da sociedade e responsáveis pelo futuro do planeta.

Após as leituras dos temas propostos na revista os alunos realizaram atividades referentes ao tema.

Na sequência a professora propôs aos alunos uma atividade prática que além de fortalecer o que foi ensinado referente ao cuidado com o meio ambiente, faz com que os alunos percebam que é possível fazer a diferença em pequenas ações, para isso foi proposto a confecção de uma sacola retornável feita de camiseta velha. Os alunos assistiram um vídeo: Canal: Manual do Mundo com o tutorial de como fazer a sacola. Após assistir ao vídeo todos os alunos fizeram a sua própria sacola.

A professora Gislaine relata que a atividade foi bem interessante e produtiva, pois os alunos aprenderam que com esta simples ação estamos diminuindo o consumo de sacolas plásticas que poluem o meio ambiente e usamos a camiseta que iria ser jogada fora.

Aliado ao projeto MPT foi trabalhado também o projeto MUDA MUNDO através do trabalho desenvolvido com o livro: Pequenas ações, grandes mudanças que traz o tema: lixo/reciclagem, o desenvolvimento do trabalho se deu inicialmente na sala multimídia onde os alunos ouviram o áudio da história e acompanharam no livro. Na sequência a professora conjuntamente com os alunos fizeram uma reflexão sobre as múltiplas ações que envolvem o cuidado com o meio ambiente.

O ponto culminante do projeto MPT foi levar para além da sala de aula o aprendizado envolvendo as famílias nesta ação onde foi proposto a turma o desenvolvimento de uma atividade para casa, fazendo com que a família participasse junto com seu filho e assim se envolvesse no projeto. A proposta foi criar um produto a partir de materiais recicláveis (tema livre) podendo ser brinquedos, jogos, bolsas, etc.

A participação foi excelente e surgiram muitas ideias diferentes e criativas.

A professora relata que o desenvolvimento do projeto foi de grande relevância, pois os alunos compreenderam a importância da reciclagem para preservar o meio ambiente, além de ser fonte de renda para muitas famílias, bem como a necessidade do envolvimento de toda sociedade para termos um mundo melhor para se viver.



























Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reuso de Materiais Recicláveisa

A árvore do otimismo (5ºB)

Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem