Projeto “Educação para o trânsito” MAIO AMARELO destacando a importância da segurança no trânsito é tema para trabalho com o jornal

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano

Durante todo mês de maio a professora Gislaine vem trabalhando com sua turma o tema: MAIO AMARELO que é um movimento muito importante para mobilizar toda sociedade a fim de conscientizar sobre as ações corretas no trânsito.

Partindo da premissa que a criança de hoje é o adulto de amanhã, o trabalho em sala de aula no sentido de desenvolver a consciência e a cultura de respeito às leis pensando no bem do outro e de si próprio, a professora aproveitou o tema MAIO AMARELO para trabalhar também com o jornal.

A atividade foi desenvolvida em duplas, onde os alunos receberam o Jornal da Manhã (2 edições diferentes) selecionadas pela professora onde apresentavam duas notícias importantes envolvendo o trânsito, sendo: uma referente a mobilização do MAIO AMARELO e outra referente a um grave acidente de trânsito. Os alunos fizeram a leitura das notícias e apresentaram para turma suas opiniões sobre elas.

O objetivo da atividade foi promover um debate junto a turma sobre a importância de ações desenvolvidas no MAIO AMARELO e a necessidade de respeitar as leis de trânsito, pensando na segurança de toda a população.

A professora Gislaine está trabalhando com a turma sobre o trânsito aliando 2 projetos: VAMOS LER e EDUCAÇÃO PARA O TRÂNSITO (Maio Amarelo) pois entende que são ações conjuntas onde o aluno recebe a informação sobre o trânsito seguro e através de notícias atuais consegue compreender sua importância como agente transformador da sociedade.

A professora relata que atividades como esta são muito importantes a serem desenvolvidas em sala de aula pois desenvolvem a leitura, a oralidade e o senso crítico, pois o aluno percebe que através da atitude de cada um podemos fazer a diferença e tornar o trânsito seguro para todos onde motoristas e pedestres exercem seus deveres e tem seus direitos respeitados.








Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

A árvore do otimismo (5ºB)

Reuso de Materiais Recicláveisa

Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem