Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano

Alunos do 5º ano da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca, felizes pelo uniforme e material escolar que receberam, escrevem uma carta de agradecimento para a prefeita municipal Alcione Lemos.

Os alunos do 5º ano da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca ficaram muito felizes com o uniforme e material escolar recebidos, que este ano contou com mais itens como o conjunto de canetinhas e no uniforme o suéter, além de boné para os meninos e legging para as meninas.

Todos os alunos sabem o quanto é importante ter o material escolar para utilizar nas aulas e também o quanto o uniforme é necessário para o uso do dia-a-dia na rotina escolar.

Com base na importância desta ação para o trabalho em sala de aula, aliada as questões de ordem social, principalmente num momento pós pandemia a professora juntamente com a turma decidiram por manifestar a gratidão em nome da escola, através da elaboração de uma “carta coletiva” da turma manifestando a gratidão a administração municipal por esta ação tão importante para todos, pois além de auxiliar as famílias economicamente, faz com que todos os alunos tenham acesso as mesmas oportunidades e sintam-se bem no ambiente escolar.

A partir de todos estes elementos e a questão da “produção de texto” que se faz necessária no trabalho em sala de aula de forma contínua para que os alunos aprendam as diferentes tipologias textuais bem como os elementos que compõem cada uma delas, aliou-se a proposta de escrita com o conteúdo a ser trabalhado: “gênero textual” trabalhando nesta semana com a escrita da carta, retomando toda a sua estrutura cada aluno foi contribuindo para elaboração da mesma.

Esta carta coletiva da turma foi escrita para prefeita Alcione Lemos e foi lida pela aluna Nathaly Rodrigues Tuono de Mello no dia da “Entrega de uniformes e materiais escolares” que aconteceu na escola no dia 29 de março, com a participação da comunidade escolar, na sequência a escola entregou para a prefeita a carta escrita pela turma em uma moldura.

A professora Gislaine retrata a importância pedagógica e social deste trabalho, pois a produção de textos de diferentes tipologias é fundamental para a aprendizagem do aluno e para que ele desenvolva sua escrita bem como desenvolver em nossos alunos a empatia, no sentido de compreender e valorizar as ações que contribuem para a redução da desigualdade social e valorização da cidadania. Os alunos ficaram muito satisfeitos com sua produção e a aluna Nathaly, representou com excelência a turma no dia da entrega de uniformes.





Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reuso de Materiais Recicláveisa

A árvore do otimismo (5ºB)