ALUNOS DO 5º ANO A DA ESCOLA MUNICIPAL ELZA BAPTISTA FONSECA TEM UM ENCONTRO COM A INFORMAÇÃO ATRAVÉS DE ATIVIDADE COM O JM

AUTORA
Professora Gislaine de Mello Linhares, 5º ano A

A turma do 5º ano A, da Escola Municipal Elza Baptista Fonseca, juntamente com a professora e divididos em grupo deram início na terça-feira, dia 22 de março, com as atividades utilizando o “Jornal da Manhã”, que é uma ferramenta a mais de trabalho para desenvolver nos alunos a leitura e interpretação.

Dando início as atividades, a professora Gislaine desenvolveu uma atividade a ser realizada em grupos, onde com seu encaminhamento apresentou aos alunos o jornal e explicou sobre toda a trajetória da sua importância como veículo de informação. Na sequência os grupos manusearam livremente o jornal por um tempo, pois alguns alunos haviam falado que não conheciam o jornal impresso. Após este momento a professora passou a explicar as partes que compõem o jornal e a função de cada uma delas, interagindo com os alunos e fazendo com que todos tivessem a oportunidade de responder oralmente as questões propostas.

Em seguida, a professora propôs uma atividade escrita, utilizando o caderno, onde todos os alunos receberam textos sobre as partes do jornal e realizaram 3 propostas de atividades de leitura e interpretação, utilizando o “Jornal da Manhã” sendo: completar com as partes do jornal solicitadas; encontrar a “MANCHETE”, fazer a leitura e escrever coletivamente o que entenderam da notícia.

O uso do jornal como ferramenta de leitura é muito importante para o desenvolvimento da aprendizagem dos alunos, pois através dele é possível trabalhar em sala de aula a leitura, interpretação de textos e imagens, debates (trabalhando com fatos reais e atuais) e desta forma, promover a conscientização dos alunos sobre assuntos atuais, oportunizando que cada um possa manifestar sua opinião e, assim desenvolver sua cidadania.






Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

Reuso de Materiais Recicláveisa

A árvore do otimismo (5ºB)

Uniforme e material escolar é motivo de gratidão e homenagem