Jornal como ferramenta de aprendizagem (Gislaine)
Autora: professora Gislaine de Mello Linhares, 5ºB
Os alunos da professora Gislaine (5º ano B) desenvolveram no dia 29 de março atividades de leitura, interpretação e sistematização de conhecimentos utilizando o “Jornal da Manhã” como ferramenta de aprendizagem.
Divididos em grupos, foi oportunizado um momento para explorarem o jornal, observando cada parte (sem a intervenção da professora) de forma livre e trocando informações no grupo.
Em seguida, a professora solicita que cada grupo escolha uma notícia que considera importante para dividir com os demais. Na sequência, após terem feito a exploração da notícia no grupo, estes a apresentam aos demais colegas, fazendo a leitura da notícia na íntegra ou um relato da mesma.
Após apresentação os grupos produzem cartazes colando a notícia escolhida e destacando o tema central; a atividade viabilizou a discussão sobre assuntos atuais e relevantes tais como feminicídio, tráfico de drogas e ações de cunho social.
Num segundo momento, os grupos escolheram uma imagem do jornal para criarem uma fotolegenda, elaborando um texto para imagem, otimizando o uso do jornal para trabalhar tipologia textual, que também foi apresentada pelos alunos.
Para concluir a professora entregou a todos um texto informativo sobre o jornal (como este é composto) e a função de cada parte. O texto foi explorado através de roda de conversa e colado no caderno de texto dos alunos.
As atividades propostas viabilizaram a utilização do jornal para sistematizar o processo de leitura e interpretação além de fomentar discussões relevantes a aprendizagem através da oralidade e troca de informações e, finalmente abordando tipologias textuais fundamentais ao processo de ensino/aprendizagem dos alunos.
Comentários
Postar um comentário